sexta-feira, 18 de maio de 2012

Campanha Nacional de Segurança Rodoviária - 2012

O Millennium bim, no âmbito do seu programa de responsabilidade social “Mais Moçambique para Mim”, volta a promover a Campanha Nacional de Segurança Rodoviária, em parceria com a Top Produções e com a Polícia da Republica de Moçambique (PRM) – Departamento de Trânsito do Comando Geral da Polícia.

Desde que se iniciou esta Campanha, já foram abrangidos mais de 18000 alunos, de 50 escolas Primárias da Província de Maputo, que assistiram a palestras dadas por Agentes destacados da PRM, que formaram e alertaram este público sobre os reais perigos da estrada. É ainda dada uma atenção especial aos alunos mais velhos, os quais são instruídos especificamente para que possam ajudar os mais novos a atravessar a estrada, nos horários de entrada e saída.

O Millennium bim acredita que campanhas como esta são fundamentais para a redução do elevado número de acidentes de viação que se têm vindo a registar, sensibilizando desta forma a população em geral e os jovens em particular, incutindo nestes o sentido de responsabilidade enquanto cidadãos.

Após a formação e para reforço do conteúdo transmitido, o tema é trabalhado na disciplina de Educação Cívica com o apoio de material didáctico, com os principais sinais de trânsito, oferecido pelo Millennium bim a cada escola participante
Desde que foi criado, em 2006, o programa de responsabilidade social “Mais Moçambique pra Mim” tem vindo a contribuir para o desenvolvimento da educação e formação dos jovens. Este programa do  Millennium bim foi premiado em 2010 como o “Melhor Programa de Responsabilidade Social”, pela Emea Finance, sedeada em Londres, Reino Unido. 








                              

Millennium bim Responsável - Voluntariado Empresarial


O Millennium bim, numa acção de Responsabilidade Social integrada  no seu programa de voluntariado empresarial “Millennium bim Responsável”, equipou e reabilitou Centro de Acolhimento do Mumemo, no Bairro 4 de Outubro, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar desta Instituição.

Esta acção teve lugar no passado sábado, vésperas de Páscoa e  envolveu cerca de 65 voluntários do Banco entre Colaboradores e, pela primeira vez, os seus familiares directos.

O apoio material do Millennium bim  juntamente com o trabalho deste grupo de Colaboradores Voluntários, permitiu equipar com tecnologia e mobiliário várias divisões do Centro de Acolhimento Infantil de Mumemo, nomeadamente refeitório, salas de estudo, de recreio, de informática e dormitórios.

Os Colaboradores Millennium bim contribuíram também com o seu trabalho para pintar diversas divisões e animar as crianças do Centro de Acolhimento ao longo do dia, doando ainda roupas, livros e produtos alimentares para os jovens desta Iinstituição.

“A acção de hoje, integrada no nosso programa de Responsabilidade Social “Mais Moçambique Pra Mim” mostra o quanto o Banco, os nossos Colaboradores e os seus familiares, estão empenhados em contribuir para que as crianças moçambicanas tenham uma melhor qualidade de vida. O nosso lema é “Fazer parte do Mais Moçambique Pra Mim é dar de nós o melhor Pra Todos e Pra cada Um” referiu o Administrador do Millennium bim, João Martins, um dos voluntários desta acção.

O Centro de Acolhimento de Mumemo, que alberga actualmente cerca de 300 crianças, foi  criado em 2000, pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, após as cheias que assolaram Moçambique.

Actualmente a comunidade que vive no Bairro tem as suas prórias infraestruturas de saúde e de educação, sendo um exemplo internacional do que a vontade de alguns pode fazer para melhorar a vida de muitos.


















Parceria entre o Millennium bim e a Formiga Juju

Com o objectivo de promover a leitura e a expressão criativa em Moçambique, o Millennium bim tornou-se parceira da "Formiga Juju".

Este projecto, direccionado para crianças em situação de vulnerabilidade, tem como objectivo estimular o gosto pelos livros e despertar o imaginário das crianças para que estes possam criar as suas próprias histórias e para que, ao tornarem-se adultas, não se esqueçam da criança que há dentro de si.

Escola Primária de Nhanguco - Oferta de Material Escolar


O Millennium bim integra no seu programa de responsabilidade social políticas de apoio e incentivo ao bem-estar das comunidades, focalizando-se, essencialmente, em causas que proporcionam um crescimento equlibrado de crianças e jovens de todo o país. 

Ao abrigo do programa “Mais Moçambique pra Mim”, o PCE do Millennium bim, na sua mais recente visita a Gorongosa, ofereceu à escola e a todos os seus alunos livros e material escolar. O objectivo desta iniciativa é, uma vez mais, melhorar as condições de estudo das crianças que frequentam a Escola Primária Completa de Nhanguco e continuar a reforçar a importância do desenvolvimento da educação.

A Escola Primária de Nhanguco foi construída em 2008 pelo Millennium bim, num projecto que reforça o compromisso deste Banco para com o desenvolvimento da educação do país, através do investimento em iniciativas que contribuem para o progresso e formação das gerações vindouras. Devido às condições criadas, a escola possui de momento 500 alunos, o que representa um grande crescimento em relação a 2008, onde na altura apenas 150 alunos frequentavam este estabelecimento de ensino.

Manuel Marecos Duarte, Presidente da Comissão Executiva do Millennium bim, falando aos alunos, professores e demais convidados, refere que “o Millennium bim é um Banco sólido, reconhecido a nível nacional e internacional, razão pela qual, foi premiado recentemente como o melhor Banco local de África. Para nós este reconhecimento tem um significado muito mais abrangente. Procuramos, de acordo com a nossa política de responsabilidade social, ajudar aqueles que mais precisam e é para isso que temos programas, que ajudam as camadas mais jovens da comunidade e que desenvolvem acções na área da saúde, do desporto e da educação. O programa “Mais Moçambique pra Mim”, através desta iniciativa, quer dar um contributo para melhorar as condições de estudo de todas estas crianças, para que possam aprender mais e melhor, num ambiente propício para o seu crescimento”.

O PCE do Millennium bim não quis deixar de agradecer à Fundação Carr, responsável por restaurar e proteger o vasto ecossistema da Gorongosa e providenciar desenvolvimento humano sustentável no Parque e na zona intermédia que o circunda: “O que aqui se tem feito é um trabalho verdadeiramente fantástico tal como posso testemunhar. Quero agradecer à Fundação Carr pelo seu contributo ao longo destes três anos, permitindo a viabilização deste projecto, alocando pessoas e disponibilizando tempo para a execução de todas as actividades necessárias para que esta escola fosse erguida e que mais crianças tivessem a oportunidade de estudar em condições condignas. As pessoas que contribuem para o desenvolvimento deste lugar merecem o devido reconhecimento”.






Matutuíne - Oferta de Produtos Alimentares e Artigos Diversos

Missão São Roque, Matutuine

O Millennium bim reforçou o apoio que tem dado ao Orfanato da Missão de São Roque, em Matutíne, oferecendo produtos alimentares e artigos diversos, apoiando e melhorando o dia a dia das mais de 300 crianças que lá vivem.

Em 2011, os Colaboradores do Millennium bim, no seu projecto de voluntariado empresarial "Millennium bim Responsável", reabilitaram o centro cultural e o parque infantil desta Instituição.





Kongolote - Oferta de Produtos Alimentares e Artigos Diversos

Escolinha do Quiduxo

A Associação Comunitária para Criança Sã, desde a sua existência procura prestar apoio a crianças em idade pré-escolar que devido a factores de diversa natureza se encontram numa situação precária.

Reconhecendo o trabalho meritório que esta Associação tem feito pelas crianças residentes no Bairro do Congolote, na província de Maputo, em 2010, o Millennium bim contribuiu para a construção da Escolinha do Quiduxo, a qual acolhe diariamente cerca de 100 crianças, permitindo a continuidade deste projecto que orgulha e enaltece os seus participantes.

Em 2012, dando continuidade aos objectivos da Escolinha do Quiduxo, foram oferecidos produtos alimentar e artigos diversos melhorando as condições de vida dos mais novos.